Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Sulgipe contempla Itabaianinha com 957 luminárias integradas de LED.


A Sulgipe empresa conceituada no ramo de distribuição elétrica há mais de 69 anos no mercado e com vários prêmios recebidos, se destaca pela seriedade de seu trabalho e compromisso com seus clientes e contempla a cidade de Itabaianinha com 957 luminárias integradas de LED do Programa de Eficiência Energética (PEE), com um investimento superior a um milhão de reais.

O engenheiro de planejamento da Sulgipe Claudio Otávio Borelli, em entrevista ao repórter Rogério Monteiro, disse que o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem como objetivo demonstrar à sociedade a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica,  de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia, buscando informar e educar os usuários sobre a aplicação de novas tecnologias e a criação de hábitos racionais no uso da energia elétrica propiciando maior iteração entre concessionária, consumidores e a prefeitura.

Atualmente, a empresa investe um percentual anual de 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica.

Esse investimento é visto pela Sulgipe como uma oportunidade de promover ações educativas para o uso racional e eficiente da energia elétrica, beneficiando, no futuro, a sociedade e o meio ambiente.

No projeto de Revitalização do Sistema de Iluminação Pública do município de Itabaianinha, a Sulgipe efetuou a substituição das luminárias tipo vapor de sódio de 70W, 150W, 250W e 400W por luminárias integradas LED de 40W, 50W, 80W, 140W e 190W. As luminárias doadas têm uma vida útil estimada de 13,7 anos, todas as lâmpadas e equipamentos recolhidos serão descartados de forma correta, evitando a contaminação do meio ambiente e garantindo o reaproveitamento do vidro, alumínio e outros tipos de metais. Com a economia gerada por meio das luminárias LED na iluminação pública, o município de Itabaianinha tem a possibilidade de redirecionar os recursos em prol da própria população. Além disso, uma melhor eficiência na iluminação das vias impacta positivamente na segurança pública da região. 

O novo modelo de luminárias traz ainda menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição. Ainda no mês de março de 2021, a empresa fará um treinamento para os profissionais que atuam na gestão de iluminação pública, abordando temas técnicos e regulatórios a exemplo da norma ABNT 5101 e Resolução Normativa nº 888 ANEEL, de 30 de junho de 2020.

Rua Genésio de Góis (Rua Nova) – Luminárias Vapor de Sódio de 400W

Rua Genésio de Góis (Rua Nova) – Luminárias LED 190W

Fonte: Sulgipe e Aneel.

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem