Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Auxílio Emergencial 2021: Confira o que muda para quem ganha Bolsa Família


O novo auxílio emergencial 2021 começa a ser pago na terça-feira (6). Serão quatro parcelas mensais de R$ 150 a R$ 375, conforme o caso. Como fica a situação de quem já recebe o Bolsa Família? Vai ter direito? Poder acumular os dois?

Quem recebe o Bolsa Família tem direito ao auxílio, mas há algumas regras específicas, principalmente em relação aos valores e às datas.

Valores não se somam:

Os valores do auxílio emergencial e do Bolsa Família não se somam, precisando ser analisado cada caso individualmente.

Entenda as regras:

Beneficiários do Bolsa Família vão ganhar menos? São suspensos do programa?

No caso de trabalhadores inscritos em ambos os programas, o governo vai analisar se o valor recebido pelo Bolsa Família é menor que o do auxílio emergencial.

Se a quantia recebida no Bolsa Família for menor, você poderá receber o auxílio. Mas, o benefício do programa social será suspenso temporariamente, enquanto forem repassados os demais valores.

Você voltará a receber os valores do Bolsa Família assim que forem pagas as quatro parcelas do auxílio emergencial, desde que sua situação ainda atenda aos critérios do programa.

O governo não irá devolver os valores do Bolsa Família que não foram pagos enquanto o trabalhador recebia o auxílio emergencial.

Porém, nos casos em que o valor do Bolsa Família for maior que o do auxílio emergencial, você não receberá o auxílio, e sim o valor do Bolsa Família.

Posso perder o direito aos benefícios?

Sim, caso não tenha movimentado os valores depositados pelos programas ou esteja irregular quanto às regras de ambos os auxílios.

De acordo com as novas regras do auxílio emergencial, não é necessário ter o CPF para receber o benefício. Basta apresentar o NIS do Bolsa Família para ser elegível.

Como receber o auxílio sem ser o responsável por receber o Bolsa Família?

O pagamento do auxílio e do Bolsa Família será feito no nome do responsável familiar, segundo dados do Cadastro Único, ainda que o auxílio seja concedido a outro integrante da família.

Como posso sacar o auxílio emergencial sendo beneficiário do Bolsa Família?

>Os valores do auxílio poderão ser movimentados pelo responsável familiar na conta de depósito registrada no Bolsa Família, pelo Cartão Bolsa Família e Cartão Cidadão.

Os saques poderão ser feitos em lotéricas, no Caixa Aqui ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal.

Quando o depósito for feito, as famílias receberão uma mensagem no extrato de pagamento do Bolsa Família.

Por Natália Lázaro.

Fonte: Site UOL.

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem