Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Georgeo solicita vacina contra Covid-19 para Pessoas com Deficiência e com Síndrome de Down


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) pediu o apoio dos outros parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para a luta encabeçada pelo ex-vereador Lucas Aribé e pela Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), para que as Pessoas com Deficiência e com Síndrome de Down, maiores de 18 anos, sejam incluídas na segunda fase de vacinação contra a Covid-19, em Sergipe.

De acordo com as informações contidas na carta aberta elaborada pela Cidown, diversos estudos científicos nacionais e internacionais comprovam a vulnerabilidade e o grande risco de contaminação que as pessoas com Síndrome de Down estão expostas. Além disso, a probabilidade de eles desenvolverem a forma grave do novo Coronavírus é muito elevada, chegando a ser 10 vezes mais mortal que em pacientes que não têm a síndrome.

Para Georgeo, a inclusão destas pessoas na segunda fase de vacinação não vai prejudicar o cumprimento do calendário em Sergipe. “Esperamos que esse pleito seja analisado o mais rápido possível pela Secretaria Estadual de Saúde. Sabemos que a quantidade de pessoas com Síndrome de Down e com Deficiência não é tão grande em Sergipe e não vai atrapalhar o andamento do calendário. É possível imuniza-los junto com os idosos”.

O ex-vereador Lucas Aribé disse que a vacina para pessoas com deficiência tem embasamento legal. “O clamor pela priorização da vacinação para as pessoas com deficiência está embasado não só no campo científico como também no jurídico. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, essas pessoas são consideradas vulneráveis e, por isso, devem ser amparadas pelo poder público de todas as formas possíveis. Alguns gestores estaduais e municipais já acataram esse pleito. Espero que não seja diferente aqui em Sergipe”.

Fonte: Assessoria Parlamentar.

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem