Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Secretaria de Educação começa a distribuir os kits de alimentos para a rede municipal de ensino


A Secretaria da Educação de Tobias Barreto deu início na última terça-feira, 27, à entrega dos kits de alimentos para as famílias da rede municipal de ensino. Neste ano, a distribuição será feita de forma escalonada, com cronogramas sendo liberados por etapas para as escolas.p

“Depois do processo licitatório, já estamos conseguindo entregar os produtos. Para nós, é uma satisfação muito grande, sabendo da necessidade que os alunos têm, principalmente nesse momento de pandemia. Pelo menos, nós vamos conseguir amenizar um pouco a dificuldade dessas famílias”, celebra o secretário Luciano Marques.

Os primeiros kits foram entregues nos povoados Samambaia, Pedra de Amolar, Curtume, Poço da Clara, Sariema e Sutero. Segundo o secretário, a orientação é entregar primeiro nas escolas mais afastadas das zonas urbanas.

“Estamos fazendo o processo de entrega de maneira gradativa. Optamos por começar a entregar primeiro para as comunidades mais distantes da zona urbana e depois iremos divulgar um cronograma para o restante das escolas, englobando também aquelas localizadas na cidade”, explica Luciano.

Por conta dos impactos causados pela pandemia da covid-19, esse é um momento bastante aguardado pelos moradores de cada localidade contemplada. Por enquanto, a Secretaria da Educação não possui uma estimativa de quantas entregas serão feitas ao longo do ano, mas explica que a ação vai depender diretamente da quantidade de recurso recebido do Governo Federal.

“Quando o Governo Federal repassa o recurso, nós adquirimos os alimentos e fazemos a distribuição”, afirma o secretário.

Entrega

Para organizar a entrega dos kits de alimentos, a Secretaria de Educação levou em consideração o porte de cada escola municipal de ensino fundamental. Para as de porte menor, diretores e coordenadores acompanharão a ação e já farão a distribuição imediata para as famílias.

Já no caso das escolas de maior porte, a própria direção montará o cronograma para a retirada do kit pela família, pensando na maior organização e minimizando chances de aglomeração.

“O carro com os kits vai chegar às escolas menores acompanhado pelo diretor e coordenador, que vão fazer a entrega junto às famílias, com lista dos pais e dos filhos. Nas maiores escolas, já que a quantidade é muito maior, a direção vai montar um cronograma próprio para entregar às famílias”, ressalta Luciano Marques.

Cada bloco de entrega foi dividido em zonas para facilitar a logística. 

Cronograma

Por se tratar de uma ação que está sendo feita de forma paulatina, a Prefeitura Municipal definirá o calendário de entrega para cada escola. Essa informação será passada à medida que os kits de alimentos forem sendo montados e liberados pela equipe técnica. Todas as escolas municipais receberão os kits.

Confecção dos kits

Em 2021, cerca de 7.200 kits devem ser distribuídos para as famílias. Na primeira tarde de confecção, realizada no dia 26 de abril, a equipe chegou ao quantitativo de 1.200 kits prontos para a entrega.

A supervisão dessa logística de trabalho é feita pela responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no município, Gláucia Dias. Segundo ela, o trabalho deste ano tem um caráter diferenciado.

“Este ano, diferentemente de tudo que já foi feito, vamos conseguir destinar um kit com 10 itens alimentícios para cada aluno matriculado na rede municipal. Uma mãe que tem quatro filhos vai receber quatro kits, por exemplo”, informa Gláucia.

No total, mais de R$ 240 mil foram investidos na compra dos alimentos, porém o recebimento das compras não acontece de forma imediata. Até por isso existe a necessidade de divulgar o cronograma em etapas.

“Os itens começaram a chegar no dia 19 de abril, mas, por se tratar de um quantitativo muito grande, as empresas pedem um prazo para a entrega e nós não conseguimos receber tudo de uma só vez. Conforme os itens dos fornecedores forem chegando, vamos fazendo a montagem e direcionando para as escolas.


Fonte: Secom Tobias Barreto.


0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem