Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Vídeo mostra momento em que raio quase atinge avião em Aracaju


 O domingo (28) em Sergipe foi de tempo fechado, chuva e raios. Um deles quase atinge uma aeronave no Aeroporto Internacional Santa Maria, na zona sul de Aracaju. Um vídeo mostra o momento em que o raio cai em direção ao avião.

O autor do vídeo é o policial militar Patrício Canuto, do Grupo Tático Aéreo (GTA), que estava em serviço no domingo. Ele conta que o fato ocorreu por volta das 14h.  

“A impressão que dá é que foi no avião. Só que na verdade caiu um pouco atrás da pista, na região de mata. Foi na direção da aeronave, mas um pouco distante”, diz o policial. 

Ainda conforme Canuto, por mais que o raio tivesse atingido a avião, não haveria interferência no funcionamento, já que aeronaves são preparadas para receber e bloquear esse tipo de descarga elétrica.

O ELAT, Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), calcula que aviões comerciais são atingidos por relâmpagos uma vez por ano — isso durante decolagem ou aterrissagem, quando estão em alturas inferiores a 5 quilômetros do solo.

Especialistas aeronáuticos destacam que há efeitos diretos e indiretos quando um raio atinge um avião, a exemplo de avarias superficiais na fuselagem. Uma pessoa dentro de um avião também está protegida, pois o relâmpago tende a fluir ao longo das partes metálicas externas, não penetrando no avião e seguindo seu caminho na atmosfera.

Fonte: F5 News.

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem