Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Corpus Christi é celebrado com tradicionais tapetes e procissão em Itabaianinha

 

 Depois de dois anos de pandemia, o tapete de serragem e tinta volta a ser confeccionado em Itabaianinha (SE). A procissão é uma tradição da cidade no feriado de Corpus Christi.

O Corpus Christi feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia é comemorado em várias cidades através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis "desenham" cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.

Neste ano, o tapete tem mais de 800 metros e começou a ser montado às 5h da manhã desta quinta-feira, (16), com o apoio de cerca de 300 pessoas da comunidade católica.

Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje, os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores.

Os tapetes não saem do lugar: normalmente são feitos desenhos no próprio chão, que depois são preenchidos com esses materiais, compondo os tapetes.

Após a missa, que aconteceu as 16 h na igreja Matriz, o padre Gildeon Júnior e os fiéis saíram em procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade e depois retornando para igreja para benção final.



























0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem