Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil de Sergipe realizou operação para o cumprimento de 43 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão contra grupos criminosos especializados no furto de celulares durante grandes eventos realizados na Orla de Aracaju. Além de Sergipe, a ação aconteceu simultaneamente na Bahia e Pernambuco. Ao todo, 14 suspeitos já estão presos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, a investigação iniciou quando mais de 650 registros desse tipo de ocorrência. A organização criminosa operava de maneira estruturada, contando com especialistas em furto, desbloqueio de dispositivos e movimentação financeira ilegal.
“Conforme apurado, os criminosos agiam em diferentes frentes. Primeiro, recrutavam pessoas com habilidade para furtar celulares em meio à multidão durante os eventos. Em seguida, entravam em contato com as vítimas, enviando mensagens ameaçadoras para forçá-las a fornecer as senhas dos aparelhos e das contas na nuvem. Com o acesso liberado, especialistas da quadrilha desbloqueavam os dispositivos, permitindo que o grupo acessasse redes sociais, contatos e, principalmente, contas bancárias. Os criminosos realizavam compras fraudulentas e transferências bancárias antes de revender os aparelhos no mercado ilegal”, disse a delegada Luciana Pereira.
A operação mobilizou cerca de 130 policiais e contou com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e das polícias civis baiana e pernambucana. A maioria das prisões aconteceu em Salvador.
Ainda segundo a SSP, novas fases da Operação, chamada de 'Tela Fria', serão realizadas para desarticular completamente o esquema criminoso. A Polícia Civil reforça a importância do registro de boletins de ocorrência para contribuir com as investigações.
Fonte: G1 SE.

Postar um comentário