Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Filho de gari e diarista estuda em casa e passa em federal de medicina


 O estudante Ageu Salgado dos Santos, 21, morador do município de Tomé-Açu (PA) quase não acreditou quando viu seu nome no listão dos aprovados da Universidade Federal do Pará. Ele garantiu vaga no curso de medicina estudando sozinho em casa usando apenas a internet. Filho de um gari e de uma diarista, ele é o primeiro integrante dos dois lados da família a entrar na universidade.

"Quando minha irmã me avisou, não acreditei. Já estava desesperançoso, porque a nota de corte é muito alta, mas consegui. Foi uma emoção indescritível", comemora.

Filho do gari Messias dos Santos, 53, e da diarista Maria dos Santos 49, ele tem três irmãos, de 24, 22 e 18 anos, que ainda não entraram no ensino superior. Os pais consideram a aprovação dele um incentivo para os irmãos.

"Valeu muito a pena todo o esforço dele em não desistir daquilo que ele queria de verdade. A gente espera que isso incentive os irmãos a seguir os passos dele", diz o pai, orgulhoso.

Ageu não teve nenhum acompanhamento durante a preparação para o exame. A única fonte de conteúdo e companhia foram a Internet, acessada através do celular e de um Tablet, pois ele não possui um computador em casa.

Estudei através de plataformas gratuitas específicas e só paguei por um curso. Sabia que os cursinhos eram muito caros. Teria que pagar um valor todo mês, uma despesa que não teria condições de arcar. Mesmo pagando esse curso, foi só uma vez. Por isso preferi a Internet.

O calouro conta que dedicou o ano somente aos estudos. Por dia, investia entre 8 e 10 horas nos estudos. "Trabalhei como jovem aprendiz, mas agora estava só estudando. Começava antes das oito e ia até o meio dia, voltando às catorze até sete ou oito da noite. Só parava para almoçar".

Mesmo com todas as dificuldades, Ageu nunca desistiu do sonho de ser médico e aconselha quem esteja pensando em entrar na faculdade, mesmo que seja em um curso com maior concorrência, que se dedique ao seu sonho.

Fonte: UOL Notícias.

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem