Celinet

HMC

Rannon

Império

Rogério Monteiro Notícias

Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil


 Foi confirmado nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Saúde, a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O paciente era um homem de 44 anos, com sérios problemas de imunidade, ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e morreu na quinta-feira (28).
 
Essa doença é transmitida por meio do contato próximo com lesões, fluídos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. A varíola é autolimitada, então geralmente se resolve sozinha após 2 a 4 semanas.
 
A variola dos macacos é bem menos letal que a varíola humana que foi erradicada em 1980. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos últimos tempos a letalidade da varíola dos macacos varia de 3% a 6%, já a varíola humana chegava a uma taxa de 30%.
 
A doença ainda não possui uma vacina específica, mas têm sido usadas três outras vacinas para a varíola humana que podem ser usadas para proteger contra a varíola dos macacos. Alguns países já têm usado uma delas, mas não há previsões para o Brasil começar a utilizá-la. 
 
Até quarta-feira (27), havia 978 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, em 15 estados e no Distrito Federal: 
São Paulo (744)
Rio de Janeiro (117)
Minas Gerais (44)
Paraná (19)
Distrito Federal (15)
Goiás (13)
Bahia (5)
Ceará (4)
Santa Catarina (4)
Rio Grande do Sul (3)
Pernambuco (3)
Rio Grande do Norte (2)
Espírito Santo (2)
Tocantins (1)
Mato Grosso do Sul (1)
Acre (1)
 
Os números podem variar em relação aos das Secretarias Estaduais de Saúde por causa do tempo de notificação ao ministério.
 
Fontes: G1

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem